O projeto XylOut marcou presença na 1.ª Conferência Anual da MiCropBiomes COST Action – “Exploiting Plant-Microbiomes Networks and Synthetic Communities to Improve Crops Fitness”, que teve lugar no Porto, entre 11 e 12 de setembro de 2024. O evento reuniu investigadores de toda a Europa para discutir o papel dos microbiomas vegetais na promoção da resiliência das plantas e na transição para sistemas agrícolas mais sustentáveis.

A equipa do XylOut apresentou dois posters científicos, destacando resultados sobre o papel dos microbiomas na saúde das culturas de Prunus e na aplicação de abordagens genómicas para diagnóstico e vigilância fitossanitária:

📘 Baltazar E., Figueira D., Rodrigues S., Leitão R., Garcia E., Costa J. (2024)
Assessment of fungal community diversity and disease impact in stone fruit orchards.

📗 Garcia E., Figueira D., Barateiro A., Ramos C., Fragoso P., Lopes S., Camelo A., Espírito-Santo C., Costa J. (2024)
High-throughput sequencing approach for diagnosis and epidemiology of Prunus crops in Beira Interior (Portugal).

A participação reforçou o posicionamento do XylOut na investigação sobre microbiomas aplicados à fitossanidade e fomentou a colaboração entre projetos europeus na área da biotecnologia e sustentabilidade agrícola.

🔗 Mais informações sobre o evento em micropbiomes.eu

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «PTDC/ASP-PLA/3145/2021

@ 2022 XylOut. Todos os direitos reservados